Compartilhamento do conhecimento Interorganizacional no Sistema de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais
Resumo
Resumo: O conhecimento é criado de uma interação social, partindo do tácito para o explícito e convertido nos modos socialização, externalização, combinação e internalização. A inteligência repousa na produção de conhecimento, com o manuseio de informações sigilosas objetivando assessorar os tomadores de decisão. As agências de inteligência do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública de Minas Gerais assessoram o processo decisório governamental com conhecimentos de interesse da segurança pública. O problema de pesquisa tem a seguinte indagação: como ocorre a criação e o compartilhamento de conhecimento interorganizacional das agências de inteligência que compõem o Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais? Para responder à questão de pesquisa, tem-se como objetivo geral avaliar como ocorre, no âmbito de seus processos, a criação do conhecimento interorganizacional durante o compartilhamento de conhecimentos entre as agências de inteligência do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais. A partir de uma revisão de literatura, apresentar-se-á a gestão do conhecimento, destacando a importância do compartilhamento do conhecimento interorganizacional para o sistema de inteligência de segurança pública mineiro. O método de abordagem será o hipotético-dedutivo, haja vista a percepção de uma lacuna da temática em questão. Esta pesquisa contribuirá com os estudos e os trabalhos profissionais sobre o compartilhamento de conhecimento interorganizacional, atrelado aos ensinamentos acerca da conversão do conhecimento entre as agências de inteligência das organizações públicas que compõem o SEISP-MG.
Palavras-Chave: Gestão do conhecimento; Conversão do conhecimento organizacional; Compartilhamento de conhecimentos interorganizacionais; Sistema de inteligência; Inteligência de Segurança Pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.