Compartilhamento do conhecimento Interorganizacional no Sistema de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais

Resumo

Resumo: O conhecimento é criado de uma interação social, partindo do tácito para o explícito e convertido nos modos socialização, externalização, combinação e internalização. A inteligência repousa na produção de conhecimento, com o manuseio de informações sigilosas objetivando assessorar os tomadores de decisão. As agências de inteligência do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública de Minas Gerais assessoram o processo decisório governamental com conhecimentos de interesse da segurança pública. O problema de pesquisa tem a seguinte indagação: como ocorre a criação e o compartilhamento de conhecimento interorganizacional das agências de inteligência que compõem o Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais? Para responder à questão de pesquisa, tem-se como objetivo geral avaliar como ocorre, no âmbito de seus processos, a criação do conhecimento interorganizacional durante o compartilhamento de conhecimentos entre as agências de inteligência do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais. A partir de uma revisão de literatura, apresentar-se-á a gestão do conhecimento, destacando a importância do compartilhamento do conhecimento interorganizacional para o sistema de inteligência de segurança pública mineiro. O método de abordagem será o hipotético-dedutivo, haja vista a percepção de uma lacuna da temática em questão. Esta pesquisa contribuirá com os estudos e os trabalhos profissionais sobre o compartilhamento de conhecimento interorganizacional, atrelado aos ensinamentos acerca da conversão do conhecimento entre as agências de inteligência das organizações públicas que compõem o SEISP-MG.

 Palavras-Chave: Gestão do conhecimento; Conversão do conhecimento organizacional; Compartilhamento de conhecimentos interorganizacionais; Sistema de inteligência; Inteligência de Segurança Pública.

Publicado
2022-06-02
Seção
Premiados do ENANCIB