DIRETRIZES PARA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO DE SAÚDE BRASILEIRO

  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Ieda Pelógia Martins Damian Universidade de São Paulo, FFCLRP
Palavras-chave: gestão da informação, tecnologias da informação e comunicação, unidades de saúde da família, setor público de saúde, atenção básica em saúde

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação, os Sistemas de Informação em Saúde, incluindo o prontuário físico e eletrônico do paciente, presentes nas Unidades de Saúde da Família, auxiliam os profissionais a produzirem diariamente um alto volume de informação. Diante disso, torna-se imprescindível que essa quantidade de informação produzida seja gerenciada de maneira efetiva e inteligente, com a consciência dos funcionários sobre a importância da gestão da informação nos ambientes organizacionais e com o intuito de facilitar e otimizar o uso da informação nas ações diárias e nas tomadas de decisões dessas unidades. Nessa conjuntura, o objetivo geral foi propor diretrizes para aplicação do processo de gestão da informação nas práticas de trabalho das Unidades de Saúde da Família. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Para análise dos dados pesquisados foi empregado o método de Análise de Conteúdo. Se verificou que a realização dos processos de gestão da informação contribui para os resultados das práticas oriundas do atendimento aos pacientes das unidades. Como considerações finais, a pesquisa demonstrou que a inserção e realização da gestão da informação dependem das iniciativas dos gestores e do seguimento das diretrizes propostas.

Biografia do Autor

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo, FFCLRP

Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP / USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Possui graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP / USP (2009), doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP / USP (2012), pós doutorado pela Universidad de Salamanca - Espanha (2020).

Publicado
2021-04-27
Seção
Artigos Científicos