SERVIÇO DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS

avaliação e consultoria com base em auditoria de inteligência

Palavras-chave: Gestão da informação em saúde, Serviços de informação sobre medicamentos, Auditoria de inteligência, Auditoria de ativos informacionais

Resumo

Os serviços de informação sobre medicamentos em ambiente hospitalar são unidades especializadas que visam proporcionar informação objetiva, pertinente e atualizada para atender à demanda da instituição e dos profissionais na assistência à saúde. O objetivo do estudo foi auditar o Serviço de Informação sobre Medicamentos do Hospital Universitário Onofre Lopes no tocante à sua contribuição para a prática da assistência à saúde da comunidade hospitalar. Para isso, foi aplicado o método de auditoria de inteligência, visto que permite abordar de maneira holística todos os elementos necessários para o planejamento e a avaliação de unidades e processos de informação. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com finalidade descritiva e abordagem qualitativa. O benchmarking foi utilizado na análise situacional, que comparou serviços similares quanto à estrutura e atividades desenvolvidas, possibilitando identificar os pontos fracos da unidade auditada. Além disso, foi realizada uma análise do fluxo de informação fornecida aos usuários de forma passiva, em resposta aos seus questionamentos. De modo geral, a constatação dos fatos identificados na auditoria subsidiou a elaboração do guia para implementação das recomendações de melhorias destinadas ao aperfeiçoamento do serviço e sua adequação e adaptação às mudanças na instituição, ao entorno e aos usuários a que se destina atender.

Biografia do Autor

Maria Isaura Olívia Sousa e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento. Farmacêutica do Hospital Universitário Onofre Lopes/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Andréa Vasconcelos Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Sistemas de Información y Documentación. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado
2021-04-27
Seção
Artigos Científicos