BIBLIOTECONOMIA NEGRA BRASILEIRA
caminhos, lutas e transformação
Palavras-chave:
Biblioteconomia negra — Estados Unidos, Biblioteconomia Negra —Brasil, História da Bibliotecononia, Educação — BiblioteconomiaResumo
Esta comunicação visa reconhecer a construção de uma Biblioteconomia Negra Brasileira a partir da historicidade, da práxis e da transformação curricular do bibliotecário no contexto das culturas africana e afro-brasileira no Brasil. Abordamos as vertentes que fazem parte da formação em Biblioteconomia relacionadas às problemáticas sociais e à consciência ético-política. No âmbito internacional, realizamos a contextualização da Black Librarianship dos Estados Unidos, movimento criado para a introdução do pensamento africano na Biblioteconomia. Por fim, trazemos o conceito de Biblioteconomia Negra brasileira e os fatos, atores, ações e pesquisas que deram origem ao movimento de introdução das culturas afro. As conclusões apontam para as distinções da formação
de escolas críticas de pensamento no campo, visibilizando e problematizando a formação de uma tradição brasileira de teorias e de métodos através das lutas e das resistências da sociedade negra do país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.