A PERSPECTIVA DUAL DO CONHECIMENTO EM INFORMAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA RACIONALIDADE DE JÜRGEN HABERMAS
reflexos e reflexões
Resumo
Inspirando-se nas categorias habermasianas da racionalidade instrumental e da racionalidade comunicativa, este estudo objetiva entender o fenômeno do conhecimento em informação a partir das concepções conhecimento técnico-instrumental e conhecimento crítico-emancipatório. Trata-se de um estudo ensaístico que se vale das possibilidades da hermenêutica habermasiana. Apresenta, a partir de dados bibliográficos, manifestações expressivas e propulsoras dessa projeção dual do conhecimento na Ciência da Informação, notadamente, em sua esfera de conhecimento no contexto do século XXI (2001-2016). Finaliza chamando a atenção para o fato de que o fortalecimento de perspectivas e dinâmicas fundadas na racionalidade instrumental, via conhecimento técnico-instrumental, coloniza os alicerces de sobrevivência de perspectivas e possibilidades ancoradas na racionalidade comunicativa, via conhecimento crítico-emancipatório, junto aos horizontes do campo da Ciência da Informação, sobretudo, em sua esfera de conhecimento.
Copyright (c) 2019 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à BIBLIONLINE. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.