INFORMAÇÃO, POLÍTICA E PODER
20 anos do conceito de “regime de informação” em Maria Nélida González de Gómez
Palavras-chave:
Regime de informação., Regimes de informação., Maria Nélida González de Gómez., Poder., Política da informação.Resumo
Tendo como mote os 20 anos de pesquisas e publicações da filósofa Maria Nélida González de Gómez sobre o conceito de “regime de informação”, tema amplamente estudado por pesquisadores em Ciência da Informação, o principal objetivo do presente estudo histórico-epistemológico é destacar as contribuições de autores que se dedicaram aos estudos de regimes de informação e de políticas de informação, como Bernd Frohmann, Sandra Braman e Hamid Ekbia, para as reflexões desenvolvidas por González de Gómez sobre o tema. Após discorrer sobre a produção destes autores e as suas propostas teóricas, apresentamos, a partir de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, as concepções e genealogias que González de Gómez vem desenvolvendo, ao longo dos últimos 20 anos, sobre o conceito de “regime de informação”, entendido como um recurso interpretativo para investigar as relações entre informação, política e poder, nas quais se destaca, também, a influência do pensamento de Michel Foucault. Nas considerações finais, é destacada a relevância de González de Gómez para o desenvolvimento e a difusão do conceito no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.