CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE LEITURA PARA A INDEXAÇÃO DE FOTOGRAFIAS BASEADO NO MÉTODO COMPLEXO E NAS FUNÇÕES PRIMÁRIAS DA IMAGEM EM FOTOGRAFIAS NO CONTEXTO DA INTERNET
Palavras-chave:
Fotografia., Indexação., Base de dados de imagens.Resumo
Esta pesquisa propõe refletir sobre o Método Complexo e as Funções Primárias da Imagem propostos por Català Domènech (2011) de forma a avaliar a sua contribuição para a compreensão do conteúdo das fotografias. A proposta justifica-se pela necessidade do desenvolvimento de estudos que contemplem elementos que retratam a complexidade das fotografias na internet. Além disso, na indexação é necessário considerar aspectos do contexto de criação, do ponto de vista do autor e dos espectadores e também informações, comunicações, reflexões e emoções que as fotografias podem propor e transmitir. O objetivo foi avaliar as contribuições da aplicação da Matriz 1, baseada no Método Complexo e da Matriz 2, baseada nas Funções Primárias da Imagem. Tais matrizes compõem o Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado no Método Complexo e nas Funções Primárias da Imagem. Na aplicação do modelo foram indexadas cinco fotografias do banco de imagens Pixabay, a aplicação do modelo foi realizada por uma das autoras sem o uso de vocabulário controlado. Sob tal perspectiva, observou-se como resultado que a Matriz 1 permitiu obter informações contextuais sobre a amostra e também forneceu subsídios para o preenchimento da Matriz 2. Já a Matriz 2 possibilitou análise do conteúdo da fotografia por meio do preenchimento de palavras-chave resultantes do uso de questões indexadoras formuladas com base nas Funções Primárias da imagem fundamentando-se nas informações obtidas pela Matriz 1. Constatou-se que o modelo foi aplicável a todas as fotografias e tornou a indexação mais exaustiva que a disponível pelo banco de imagens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.