COLEÇÃO MOCQUERYS DE ARMAS AFRICANAS
vida e sobrevida no museu nacional
Palavras-chave:
Coleção., Museu Nacional., Armas Africanas., Albert Mocquerys.Resumo
Este trabalho é um breve recorte da dissertação defendida em maio de 2019 que se origina de uma investigação iniciada antes do incêndio ocorrido no Museu Nacional em 2018, sendo finalizada posteriormente. Tem como intuito apresentar, de forma sucinta, a trajetória da coleção de armas africanas em metal vendida pelo viajante naturalista francês Albert Mocquerys ao Museu Nacional em 1902. Para tanto, baseia-se nas concepções de coleção propostas por Pomian, Metzger e nos vínculos e interações sociais que entremeiam o ato de colecionar e os museus evidenciados no pensamento de Benjamin, Appadurai, Kopytoff e Alberti. A metodologia utilizada fundamenta-se em pesquisa exploratória e descritiva, por meio de levantamento bibliográfico e documental, feitos anteriormente ao incêndio e referente à identificação das peças, coleta, políticas de compra e aquisição dessa coleção. A preservação das informações e processos de pesquisa das coleções do Museu Nacional, atualmente transformadas pelo incêndio e em processo de resgate, tornaram-se instrumentos importantes dentro do processo de recuperação e preservação da memória da instituição e base para novas perspectivas de pesquisas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.