As abordagens da análise de domínio como aporte metodológico para a classificação arquivística
Palavras-chave:
Classificação Arquivística, Plano de Classificação Arquivística de Documentos, Análise de DomínioResumo
A Classificação Arquivística é uma atividade de organização do conhecimento que visa a realização de um conjunto de operações técnicas para organizar conceitos, de um determinado domínio, em categorias de fácil entendimento para facilitar a distribuição de documentos e sua futura recuperação. A Análise de Domínio é uma abordagem voltada a compreender as informações por meio das comunidades discursivas. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo suscitar uma reflexão teórica a respeito da contribuição da Análise de Domínio para a Classificação Arquivística, pois na elaboração de sistemas de classificação, a Análise de Domínio possibilita o auxílio no levantamento de conceitos que constituem um determinado domínio específico. Trata-se de uma pesquisa exploratória que descreve, por meio de uma revisão bibliográfica, o conceito de Classificação Arquivística. A discussão perpassa pelo conceito de classificação, a origem e delimitação do termo de classificação arquivística, os vastos entendimentos sobre o conceito e a distinção entre o processo de classificação arquivística e o resultado desse processo, que é o seu instrumento teórico metodológico: o plano de classificação arquivística de documentos. Pode-se observar que a análise de domínio como aporte metodológico para a classificação arquivística tem a função de auxiliar na compreensão da comunidade discursiva e assim contribuir para revelar os termos e conceitos que refletem o contexto do organismo produtor de documentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.