As abordagens da análise de domínio como aporte metodológico para a classificação arquivística

Autores

  • Lidiane Marques Freitas Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Cristina de Albuquerque Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Classificação Arquivística, Plano de Classificação Arquivística de Documentos, Análise de Domínio

Resumo

A Classificação Arquivística é uma atividade de organização do conhecimento que visa a realização de um conjunto de operações técnicas para organizar conceitos, de um determinado domínio, em categorias de fácil entendimento para facilitar a distribuição de documentos e sua futura recuperação. A Análise de Domínio é uma abordagem voltada a compreender as informações por meio das comunidades discursivas. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo suscitar uma reflexão teórica a respeito da contribuição da Análise de Domínio para a Classificação Arquivística, pois na elaboração de sistemas de classificação, a Análise de Domínio possibilita o auxílio no levantamento de conceitos que constituem um determinado domínio específico. Trata-se de uma pesquisa exploratória que descreve, por meio de uma revisão bibliográfica, o conceito de Classificação Arquivística. A discussão perpassa pelo conceito de classificação, a origem e delimitação do termo de classificação arquivística, os vastos entendimentos sobre o conceito e a distinção entre o processo de classificação arquivística e o resultado desse processo, que é o seu instrumento teórico metodológico: o plano de classificação arquivística de documentos. Pode-se observar que a análise de domínio como aporte metodológico para a classificação arquivística tem a função de auxiliar na compreensão da comunidade discursiva e assim contribuir para revelar os termos e conceitos que refletem o contexto do organismo produtor de documentos.

Biografia do Autor

Lidiane Marques Freitas, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Especialização em Metologia do Ensino Superior (2009) e MBA em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná (2014), Especialização em Gestão de Arquivos e Tecnologias Aplicadas (2015) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Atualmente é arquivista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de documentos, informação arquivística, planejamento estratégico e instrumentos de gestão arquivística: plano de classificação e tabela de temporalidade documental.

Ana Cristina de Albuquerque, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Biblioteconomia (2003), Mestrado em Ciência da Informação (2006) e Doutorado em Ciência da Informação (2012) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia com ênfase em Organização da Informação e do Conhecimento. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), assim como ministra aulas nos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia da mesma Universidade atuando nas seguintes áreas: Representação Temática da Informação, Teoria da Classificação na Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, Organização e Representação de Recursos Imagéticos, Fundamentos da Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2018-06-06

Edição

Seção

Artigos Científicos