Gestão da qualidade e gestão de documentos
um relato de experiência do alinhamento entre sistemas de gestão no ambiente corporativo
Palavras-chave:
Sistema de Gestão, Gestão da Qualidade, Gestão de Documentos, Gestão da Informação, Setor ElétricoResumo
Um sistema de gestão consiste de um conjunto de elementos inter-relacionados que estabelecem políticas e metas corporativas, bem como definem os processos necessários para alcançar tais metas. Um sistema desse tipo pode integrar diversas iniciativas de gestão, como por exemplo a Gestão da Qualidade e a Gestão Documental. A Gestão da Qualidade é definida, de forma simples, como o subsistema de gestão que lida com questões relativas à qualidade. Um subsistema de Gestão de Documental pode ser considerado um subsistema que abrange o conjunto de procedimentos e operações técnicas realizadas sobre um documento nas fases de seu ciclo de vida. Partindo-se da premissa de que existem benefícios no alinhamento desses dois subsistemas, o presente artigo descreve resultados experimentais obtidos em um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento conduzido em uma corporação de grande porte do ramo de energia elétrica. O objetivo do artigo é apresentar o projeto e os resultados que corroboram com a premissa de que existem benefícios com o alinhamento dos sistemas em questão. Pretende-se ainda contribuir para o campo da Ciência da Informação ao investigar a aplicação conjunta de sistemas que manipulam grandes volumes de informação no contexto corporativo, bem como o uso de preceitos arquivísticos em conjunto com preceitos da gestão da informação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.