Mídia e as informações sobre o patrimônio cultural e a cidade
Palavras-chave:
Mídia, Patrimônio Cultural, Cidade, Porto Alegre, Zero HoraResumo
O artigo reflete sobre os patrimônios culturais da cidade de Porto Alegre a partir das informações veiculadas pela mídia. Engloba o conceito de patrimônio cultural e a sua formação através da atribuição de valor feita pelos cidadãos aos elementos do espaço urbano. As informações sobre a cidade divulgadas pela mídia contribuem para a construção e fortalecimento de suas representações. Analisa as informações sobre o patrimônio cultural de Porto Alegre divulgadas no jornal impresso Zero Hora entre janeiro e março de 2014. Utiliza abordagem qualitativa no estudo, que é de natureza aplicada, com objetivo exploratório e procedimentos técnicos de cunho documental. Foca nas narrativas construídas pelo jornal, através da identificação dos patrimônios citados e da análise das informações veiculadas a seu respeito. Considera que as informações divulgadas no meio impresso auxiliam na mediação e construção das representações sobre a cidade e reforçam determinadas visões sobre o seu patrimônio cultural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.