Museu e informação artística
a dimensão informacional e o horizonte da divulgação em museus de arte
Palavras-chave:
Museu, Dimensão informacional dos museus, Informação artística, Divulgação artísticaResumo
Discute-se o papel-chave da informação no contexto das ações de musealização, enfatizando o museu a partir de sua dimensão informacional e descortinando possibilidades para a divulgaçãoartística entendida como comunicação da informação de/sobre arte a públicos não familiarizados com os referenciais, critérios, linguagens e princípios do campo artístico. Para tanto, são apresentadas algumas definições de informação, a fim de dar suporte à compreensão dos museus como sistemas informacionais voltados à fruição de diferentes públicos; além de definições e especificidades da informação artística no contexto dos museus. Em um terceiro momento, caracteriza-se a documentação e a pesquisa como ações estratégicas do processo de musealização, fornecendo subsídios para a divulgação artística. Procura-se trazer à discussão a dimensão informacional dos museus como grau de potência, entendendo-a como necessariamente integrada e inter-relacionada às dimensões comunicacional e educativa das instituições. Tal condição corrobora a construção de possibilidades voltadas à formulação de narrativas expositivas mais plurais e acessíveis, destinadas a interlocução com diferentes públicos, mais ou menos familiarizados com o universo da arte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.