Web semantica, dados ligados e dados abertos
uma visão dos desafios do brasil frente às iniciativas internacionais
Palavras-chave:
Linked Open Data, Web Semântica, Dados Abertos, EDM, Open Data MonitorResumo
Publicar dados, sejam eles de origem pública ou privada, em formato aberto e baseado em estrutura semântica tornou-se um dos desafios não apenas das pesquisas em Ciência da Informação, mas também da comunidade que tem a necessidade de consumi-los. Junta-se a isso uma onda de publicação de dados abertos governamentais e necessidade de acesso a objetos digitais de cultura e patrimônio, tendência europeia, que se alastra pelo mundo. O objetivo principal deste trabalho é fazer uma análise da situação da publicação de dados no Brasil e apresentar iniciativas internacionais que tem despontado como vanguarda neste processo. A metodologia utilizada é parte descritiva, baseada em levantamento bibliográfico, e parte exploratória, baseada em análise de projetos e propostas de publicação de dados abertos e em formato semântico ou direcionados ao Linked Open Data (LOD). Com esta pesquisa foi possível entender que o Brasil ainda tem muito a melhorar na questão de abertura de seus dados, principalmente quando refere-se a modelos semânticos. Foi possível identificar também que iniciativas como Open Data Monitor e a estrutura organizacional do modelo EDM da Europeana podem ser utilizados como referência para o desenvolvimento dos projetos nacionais que pretendem fazer com os que dados cheguem aos usuários finais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.