Poder informacional e desinformação
Palavras-chave:
Poder Informacional, Desinformação, Decepção, Operações psicológicas, Operações de informaçãoResumo
A pesquisa estuda a criação do Poder Informacional por parte do Departamento de Defesa e das agências de inteligência dos EUA e o estabelecimento de um conjunto de instrumentos de desinformação, com o intuito de manter e ampliar sua influência de poder. A Internet é analisada como ferramenta com vistas à criação de uma arquitetura informacional cuja prevalência fosse estadunidense. Objetiva-se no estudo, identificar as principais características do processo de conformação do Poder Informacional, e parte dos instrumentos empregados pela potência estadunidense para manter e ampliar sua hegemonia. O método de pesquisa foi de natureza qualitativa mediante o emprego da análise de fontes documentais doutrinárias e revisão bibliográfica. Concluiu-se que essa nova esfera de poder pelos EUA, o informacional, para além dos ganhos iniciais da criação e regulação da nova rede mundial, apoiar-se-ia em diversas estruturas institucionais voltadas para a realização de operações de informação, conjugando técnicas de desinformação, decepção e operações psicológicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.