Competência informacional em ambientes de trabalho
uma nova abordagem
Palavras-chave:
Competência Informacional, Gestão da Informação, Comportamentos Informacionais, Uso de Tecnologias da InformaçãoResumo
Um mundo globalizado e um contexto de extrema competição fazem com que uma excelente compreensão dos ambientes de negócios em que se atua e o uso eficiente de informação pertinente aos negócios sejam condições imprescindíveis para a sobrevivência de qualquer organização nos tempos atuais. A Competência Informacional nos ambientes de trabalho constitui a chave para o sucesso de muitas organizações, no entanto, comparativamente, este é um conceito ainda pouco desenvolvido no meio organizacional. Diante deste contexto, este trabalho propõe uma nova abordagem para o conceito e, buscou identificar como os elementos que o constituem estão presentes nas atividades diárias de coordenadores de cursos das Instituições Universitárias Salesianas, um grupo de Instituições de Ensino Superior privado, sem fins lucrativos. Como método de coleta de dados foi utilizado um questionário fechado, com sessenta e quatro enunciados exibidos em uma estrutura matricial com uma escala Likert de cinco pontos, onde 01 significou discordo totalmente e 05 concordo plenamente. Os resultados foram estatisticamente analisados, através de medidas de tendência central e de dispersão. A pesquisa demonstrou que as competências para uso da Tecnologia da Informação são muito mais desenvolvidas, valorizadas e consolidadas, pelas organizações, do que outros aspectos fundamentais para se desenvolver um alto nível de Competência Informacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.