Organização do conhecimento na perspectiva do modelo dinâmico de análise conceitual
Palavras-chave:
Análise conceitual, Modelo Dinâmico de Análise Conceitual (Modac), Organização do conhecimento, Rede conceitual, Representação do conhecimentoResumo
A análise conceitual em redes conceituais e semânticas auxilia a construção de Sistemas de Organização do Conhecimento, no entanto necessita de bases teóricas que viabilizem métodos coerentes para sua construção, sendo assim, apontam-se as Teorias do Conceito, e da Classificação Facetada e metodologia de Análise cognitiva para o Modelo Dinâmico de Análise Conceitual resultado de pesquisa da tese de doutorado defendida em programa multidisciplinar de difusão do conhecimento. Nesta perspectiva este artigo apresenta a aplicação do Modelo de Análise em redes conceituais construídas através de programa para redes semânticas e a geração de conceitos a partir da Tríade de Análise Terminológica, base do modelo proposto. Demonstra-se uma análise de rede e sub-rede de palavras a partir do modelo e metodologia aplicada nas redes construídas a partir de textos completos de dissertação e tese no âmbito de meio ambiente nas áreas: da Geologia, Geoquímica e dos programas de pós-graduação, do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia. Os resultados apontaram que as redes conceituais são representações de apropriação complexa, portanto, a análise conceitual deve basear-se em relacionamentos entre entidades para se determinar um conceito de um domínio de conhecimento, que pode ocorrer de forma associativa simples entre duas entidades, ou de forma associativa composta quando o conceito se associa a mais de duas entidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.