Informação étnico-racial
proposta de glossário sob a égide da semântica discursiva
Palavras-chave:
Informação étnico-racial, Representação da informação, Glossário, Semântica discursivaResumo
O estudo apresentou pesquisa sobre a informação étnico-racial de matrizes africana e afrodescendente. Propôs como objetivo geral analisar a informação étnico-racial na perspectiva da etnia de raízes africana e afrodescendente, a partir da semântica discursiva, visando à conceituação de temas abordados nesse contexto. Por se tratar da identidade negra, o quadro teórico iniciou com o conceito e o sentido de memória que se constituem na relação entre passado e presente e responsáveis pela formação de identidades. O enfoque de memória também evidenciou o elo com a Ciência da Informação. Abordou a informação, com a ampliação de seus significados e a inversão em suas características e o conceito de informação étnico-racial. Destacou a representação da informação e sua evolução. Para a análise dos dados a metodologia utilizada foi a Semântica Discursiva, especificamente os procedimentos semânticos de tematização e figurativização de base greimasiana, responsáveis por extrair as figuras da linguagem natural e por atribuir temas às figuras identificadas. O método evidenciou eficácia na tarefa a que se propunha, de modo que as figuras e os temas se efetivaram como descritores e formaram o glossário, apresentado em forma de quadros. Enfatiza-se a Semântica Discursiva como um método capaz de realizar a tarefa de analisar e representar a informação em destaque. Espera-se que o estudo incentive novos trabalhos que busquem minimizar os efeitos da invisibilidade dessa espécie de informação, pois, assim como o negro, que a despeito de todo avanço, ainda está longe de ser livre de desigualdades, a informação étnico-racial também necessita transitar de forma livre no contexto acadêmico, baseada no princípio da heterogeneidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.