As bases epistemológicas do patrimônio institucionalizado
Palavras-chave:
Heritage, Document, Validation, Materiality, ValueResumo
Este artigo apresenta de que forma a Epistemologia da Ciência da Informação possibilitou o entendimento das epistemes estabilizadoras de verdades patrimoniais no âmbito estatal. Resultado de pesquisas teóricas e documentais trata a questão da validação de construções discursivas nacionais (informações, identidades e memórias) por meio da materialidade e dos agenciamentos do documento no percurso da institucionalização do patrimônio. Com fundamento na Teoria do Documento, dialoga com as atuais perspectivas para a construção de conhecimentos na Ciência da Informação. Constitui o espaço/lugar para discussões sobre desdobramentos de análises/pesquisas neste campo científico. Conclui que a relação entre o patrimônio e o documento é uma questão indissociável no campo do patrimônio na medida em que possibilita o reconhecimento, validação e estabilidade do patrimônio institucionalizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.