As metricas contam a história e a trajetória da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde - RECIIS
Palavras-chave:
Periódico, Bibliometria, Comunicação Científica, Produção CientíficaResumo
O artigo apresenta os resultados de um estudo bibliométrico sobre sete anos da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde – RECIIS. Foram considerados todos os números publicados desde seu lançamento, junho de 2007, até o volume 7, número 4 temático de 2013. Fizeram parte do estudo 30 exemplares, sendo 17 correntes, 11 temáticos e 2 suplementos. Foram analisados todos os artigos, exceto os editoriais, os autores (frequência, padrões de coautoria, vinculação institucional e nacionalidade) e as palavras-chave. Entre os principais resultados encontrados destacam-se que foram identificados 776 autores que produziram 397 artigos. Destes autores, 87% publicaram um único artigo. A média de autores por artigo no período foi de 2,32, com tendência crescente, corroborando com a tese de que no âmbito da ciência, a imagem do pesquisador isolado faz parte do passado. A vinculação dos autores mostrou-se bastante abrangente, tanto na participação de estrangeiros, quanto na de outras regiões brasileiras diferentes de onde está alocada a revista. A análise das palavras-chave mostra o alinhamento da revista com sua meta no sentido de divulgar um novo campo de pesquisa interdisciplinar, comunicação e informação científica e tecnológica em saúde, área essa que é o foco da unidade da Fiocruz que abriga a revista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.