Competências infocomunicacionais na atuação política de organizações da sociedade civil
Palavras-chave:
Competências infocomunicacionais, Apropriação da informaçãoResumo
As organizações da sociedade civil estão, cada vez mais, buscando manter-se informadas e alargar sua comunicação aproveitando os recursos disponíveis no ciberespaço. Embora esses recursos tenham potencializado as possibilidades de acesso à informação e interação, colocam-se demandas mais exigentes por competências de natureza infocomunicacional para que haja apropriação da informação e estabelecimento de comunicação efetiva. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em investigar que conceitos constituem a base teórica das competências infocomunicacionais e identificar em que medida essas competências estão sendo demandadas e/ou empregadas por organizações da sociedade civil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os gestores de organizações em Salvador e observação sistemática de seus sítios, blogs e redes sociais, tendo por base indicadores de verificação das competências infocomunicacionais. Os resultados obtidos indicam que as organizações desenvolveram competências operacionais satisfatórias quanto à assimilação de ferramentas, o que não necessariamente se traduz em apropriação da informação. A sistematização das competências infocomunicacionais – competências operacionais, informacionais e comunicacionais – somada aos resultados obtidos, levam a concluir que a participação nos processos decisórios da sociedade está cada vez imbricada com as competências infocomunicacionais. Organizações da sociedade civil. Competência em informação. Competência em comunicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.