Dados de pesquisa

contribuição para o estabelecimento de um modelo de curadoria digital para o país

Autores

Palavras-chave:

Dados de pesquisa, Curadoria digital, Preservação digital, eScience

Resumo

A atividade de pesquisa científica, no contexto da eScience, produz e utiliza uma quantidade extraordinária  de  dados  de  pesquisa.  Com  a  proliferação  dos  dados,  se  destaca  a  preocupação de como essas coleções de dados podem ser preservados para uso e reuso no futuro. O desafio da curadoria digital de dados científicos está na necessidade de preservar não  somente  a  coleção  de  dados,  mas  também  a  sua  capacidade  de  transmitir  conhecimento para usuários futuros, permitindo-­‐os reanalisar os dados em novos contextos. A gestão de dados de pesquisa é considerada essencial para condução da pesquisa científica no século XXI, mas os dados só podem ser gerenciados e preservados ao longo do tempo e do  espaço  por  meio  de  compromissos  institucionais  sustentáveis.  Com  o  objetivo  de  oferecer uma contribuição, o presente estudo apresenta uma análise multifacetada dos elementos necessários para a definição de um modelo de curadoria digital para o país. Foi tomado  como  principal  recurso  metodológico  o  exame  de  três  relatórios  considerados  fundamentais no endereçamento de questões de curadoria de dados de pesquisa: os relatórios  da  National  Science  Foundation  (NSF),  do  Digital  Data  Curation  (DCC)  e  da  Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Como resultado, o estudo  apresenta  uma  apreciação  dos  seguintes  pontos:  aspectos  políticos,  infraestrutura  organizacional e tecnológica, pesquisa em curadoria digital, desenvolvimento de coleções, formação de especialistas, sustentabilidade econômica, implicações sociais, éticas e legais e oferecimento de serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laelson Felipe da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Mestre em Ciência da Informação (2018) e Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal da Paraíba. Atua nas áreas de Memória, Arquitetura da Informação, Estudos de Práticas Informacionais nas relações com Gênero. Atua como pesquisador colaborador no Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia e Informação (GEPSI).

Gisele Rocha Côrtes, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia (1996) e Ciências Sociais (1998) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui Mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Atua nos seguintes temas: Organização Acesso e Uso da Informação, Mediação da Informação e Relações de Gênero. Atua como vice-coordenadora do GT3 - Mediação, Circulação e Apropriação da Informação da ANCIB (Gestão 2018-2020). Vice líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia e Informação (GEPSI)

Downloads

Publicado

2013-01-02

Como Citar

Silva, L. F. da, Côrtes, G. R., Sayão, L. F., & Sales, L. F. (2013). Dados de pesquisa: contribuição para o estabelecimento de um modelo de curadoria digital para o país. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 6(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/300

Edição

Seção

Artigos Científicos