Dados de pesquisa
contribuição para o estabelecimento de um modelo de curadoria digital para o país
Palavras-chave:
Dados de pesquisa, Curadoria digital, Preservação digital, eScienceResumo
A atividade de pesquisa científica, no contexto da eScience, produz e utiliza uma quantidade extraordinária de dados de pesquisa. Com a proliferação dos dados, se destaca a preocupação de como essas coleções de dados podem ser preservados para uso e reuso no futuro. O desafio da curadoria digital de dados científicos está na necessidade de preservar não somente a coleção de dados, mas também a sua capacidade de transmitir conhecimento para usuários futuros, permitindo-‐os reanalisar os dados em novos contextos. A gestão de dados de pesquisa é considerada essencial para condução da pesquisa científica no século XXI, mas os dados só podem ser gerenciados e preservados ao longo do tempo e do espaço por meio de compromissos institucionais sustentáveis. Com o objetivo de oferecer uma contribuição, o presente estudo apresenta uma análise multifacetada dos elementos necessários para a definição de um modelo de curadoria digital para o país. Foi tomado como principal recurso metodológico o exame de três relatórios considerados fundamentais no endereçamento de questões de curadoria de dados de pesquisa: os relatórios da National Science Foundation (NSF), do Digital Data Curation (DCC) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Como resultado, o estudo apresenta uma apreciação dos seguintes pontos: aspectos políticos, infraestrutura organizacional e tecnológica, pesquisa em curadoria digital, desenvolvimento de coleções, formação de especialistas, sustentabilidade econômica, implicações sociais, éticas e legais e oferecimento de serviços.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.