Big data e controle da informação na era digital
tecnogênese de uma memória a serviço do mercado e do estado
Palavras-chave:
Big Data, Informação, Memória, Controle, Vigilância, SociedadeResumo
Este artigo é produto da pesquisa, em andamento, “dimensões tecnopolíticas do esquecimento: usos e abusos da memória na era digital” cujo objetivo é compreender as práticas e formas de memória no ambiente digital da World Wide Web como ação política e cultural da sociedade contemporânea. Dessa forma, neste artigo comunicar-se-ão alguns resultados preliminares no âmbito da revisão de literatura pertinente ao que é o Big Data e sua correlação possível com os estudos da Ciência da Informação em perspectiva interdisciplinar. Ao pensar sobre a possível “saturação” da memória através dos canais informacionais e suas respectivas tecnologias, também serão apresentados alguns dados da pesquisa de campo realizada sobre o Big Data na internet, enquanto lugar de produção e circulação de discursos e significações, capaz de gerar informações constituidoras de uma grande memória digitalizada da sociedade global, em muitos aspectos, criada à revelia de homens e mulheres na atualidade. Nesta primeira etapa de levantamento de dados e bibliografia, alguns resultados apontam para uma clara necessidade de se discutir o Big Data para além de sua dimensão econômica, refletindo sobre políticas públicas de acesso à informação e proteção à privacidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Ricardo M. Pimenta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.