A influência da cultura e da comunicação para a geração de conhecimento em contexto organizacional
Palavras-chave:
Cultura Organizacional, Cultura Informacional, Comunicação Organizacional, Comunicação Informacional, Gestão do ConhecimentoResumo
No ambiente organizacional, a cultura e a comunicação são fundamentais no que tange aos processos de apropriação, compartilhamento, geração e uso de conhecimento. No entanto, evidencia-se que há pouca percepção quanto à influência da cultura e da comunicação informacional no escopo da gestão do conhecimento. Nessa perspectiva, analisa-se – a partir de um contexto teórico – a influência da cultura e da comunicação na construção de conhecimento em contexto organizacional. Para tanto, realiza-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa abrangendo a literatura nacional, cujo enfoque é explorar e resgatar conhecimentos teóricos disseminados sobre o tema. Constata-se que sem haver uma cultura e comunicação informacionais favoráveis aos processos organizacionais, dificilmente os gestores atingem o propósito de dinamizar o conhecimento gerado no ambiente da organização. Considera-se que a cultura e a comunicação são alicerces para a efetividade das atividades que ocorrem no âmbito da gestão do conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cássia Dias Santos, Marta Lígia Pomim Valentim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.