Patrimônio documental arquivístico de instituições públicas na cidade de Salvador (Brasil)
Palavras-chave:
Patrimônio audiovisual, Preservação de imagens em movimento, Documento audiovisual, Conversão digital, Arquivos audiovisuaisResumo
Apresenta dados de pesquisa sobre acervos arquivísticos audiovisuais públicos em Salvador. Propõe continuidade em nova coleta de dados em instituições da cidade de Salvador e, desta vez, em mais três outras cidades, resultando em novas informações sobre a ação das instituições públicas com relação ao seu acervo audiovisual. Metodologicamente, a questão básica da proposta de pesquisa científica está atrelada à evolução/superação de um modelo analógico, até então predominantemente adotado, através de um movimento de transformação em um modelo digital (ou seja, um modelo de preservação de documentos audiovisuais digitais públicos, com documentos originalmente digitais ou resultantes da conversão digital). A abordagem dialética materialista favorece a observação e análise de movimentos de superação e de transformação. Para o desenvolvimento da pesquisa são adotados os procedimentos do método comparativo e da pesquisa de ação, juntamente com técnicas específicas de coleta de dados. Argumenta que a disponibilização, em website, de audiovisual, facilita a sua divulgação, a discussão de políticas e a geração de diagnósticos que visem à valorização de um trabalho técnico-científico adequado e da formação profissional, visto tratar-se de documentação de grande valor sócio-histórico e cultural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.