A identificação de tipologia documental como metodologia para organização de arquivos de arquitetura

Autores

  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Claudio Muniz Viana Universidade Federal de Rio de Janeiro
  • Ana Célia Rodrigues Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Identificação, Diplomática  contemporânea, Gênese  documental, Metodologia arquivística, Arquivos de arquitetura

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender como a identificação de tipologia documental,  fundamentada  nos  parâmetros  da  diplomática  contemporânea,  pode  ser  aplicada na investigação da gênese dos arquivos de arquitetura, fornecendo as bases para sua  organização.  Aborda  a  questão  da  diplomática  aplicada  nos  estudos  de  gênese  documental, envolvendo a identificação de documentos arquivísticos e seu contexto de produção.  Analisa  os  fundamentos  teóricos  e  conceituais  da  diplomática  contemporânea  como recurso metodológico nas atividades de identificação, envolvendo os processos de análise  e  reconhecimento  de  documentos,  bem  como  as  origens  e  a  consolidação  dos  conceitos envolvidos. Aplica a identificação de tipologia documental, através de um estudo de  caso,  como  método  de  organização  em  massa  documental  acumulada,  referente  a  projetos de arquitetura, integrantes de fundos arquivísticos, oriundos do projeto para a construção  da  Universidade  do  Amazonas  (atual  Universidade  Federal  do  Amazonas),  no  período de 1970 a 1983, custodiados pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Por fim, traz  como  resultados  alcançados  a  identificação  de  órgão  produtor,  tipos  e  séries  documentais integrantes de arquivos de arquitetura, além de ratificar que a identificação traz  para  o  campo  arquivístico  maior  confiabilidade  para  gerar  comparações  e  tomar  decisões sobre critérios de recolhimento e conservação dos documentos produzidos e acumulados,  facilitando  consequentemente  a  preparação  do  terreno  para  a  execução  das  demais funções arquivísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Muniz Viana, Universidade Federal de Rio de Janeiro

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense(2010-2012). Premiado pelo melhor trabalho na categoria Pesquisador Júnior no XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) no GT 2: Organização e Representação do Conhecimento (2012). Parecerista ad hoc na Revista Ágora - Revista do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina e Curso de Arquivologia da UFSC (2015-2017). Integra a Câmara Técnica de Preservação de Documentos, Grupo de Arquitetura, do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ (2016-2017). Especialista em Planejamento, Organização e Direção de Arquivos pela Universidade Federal Fluminense e Arquivo Nacional (2007-2008). Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (2004). Arquivista do Sistema de Bibliotecas e Informação e do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005-atual). Atua, principalmente, nos seguintes temas: arquivos de arquitetura, metodologia arquivística em organização de arquivos especializados, tipos documentais e preservação da informação arquitetônica.

Downloads

Publicado

2012-01-02

Como Citar

Araújo, C. A. Ávila, Viana, C. M., & Rodrigues, A. C. (2012). A identificação de tipologia documental como metodologia para organização de arquivos de arquitetura. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 5(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/278

Edição

Seção

Artigos Científicos