Qualidade das revisoes sistematicas brasileiras da área médica e saúde pública em periódicos nacionais

Autores

  • Gustavo Miranda Caran Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jorge Calmon de Almeida Biolchini Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Martha Silvia Martinez-Silveira Fundação Oswaldo Cruz https://orcid.org/0000-0002-1004-1784
  • Juan Ignacio Calcagno Núcleo de Epidemiologia e Pesquisa da Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto
  • Cicera Henrique da Silva Fundação Oswaldo Cruz
  • Ana Maria Fiscina Vaz Sampaio Fundação Oswaldo Cruz
  • Adelvani de Araújo Boa Morte Fundação Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

Revisões  sistemáticas - Qualidade, Periódicos  nacionais, Área Médica e Saúde

Resumo

As  revisões  sistemáticas  (RS)  são  um  método  para  reunir,  avaliar  criticamente  e  sintetizar  informações validas provenientes dos estudos originais com o propósito de responder perguntas importantes para a saúde. Constituem fonte de informação para as decisões de saúde  do  mais  alto  valor.  A  qualidade  das  RS  é  um  ponto  crucial  para  os  tomadores  de  decisões, e há dificuldades na aplicação do método. Frequentemente revisões avaliadas apresentamqualidade  baixa  ou  moderada.  Os  periódicos  científicos  aumentaram  a  publicação de RS e através da revisão por pares e normas de submissão podem contribuir com  sua  qualidade.  O  trabalho  tem  como  objetivo  verificar  a  qualidade  das  RS  brasileiras  publicadas em periódicos brasileiros e confrontar com as normas de publicação destes periódicos. Como resultado, observou-­‐se que a qualidade das revisões publicadas em 2011 em  periódicos  brasileiros  é  predominantemente  baixa,  apenas  2  atingiram  alta  qualidade,  entanto que 13 foram de moderada e 28 de baixa qualidade. Um periódico tem normas específicas e exige seguir um modelo validado e não obteve nenhuma RS de baixa qualidade. 53,8% especifica que aceita RS, mas não exige padrão para a submissão.

Biografia do Autor

Martha Silvia Martinez-Silveira, Fundação Oswaldo Cruz

Nacida no Uruguai e naturalizada Brasileira atua como Profissional da Informação, Doutorado em Ciências na área de Informação e Comunicação Científica em Saúde no ICICT/Fiocruz - Rio de Janeiro (2015), graduada em Bibliotecologia - Universidad de la Republica Oriental del Uruguay (1979),Mestrado em Ciência da Informação - Universidade Federal da Bahia (2005). Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior - Universidade Católica do Salvador (1993) e Capacitação em Educação Médica pelo método PBL - Universidade Salvador- UNIFACS (2006). Experiência em treinamento e capacitação de profissionais de saúde em metodologias de pesquisa bibliográfica e utilização de recursos de informação em saúde. Domínio de metodologias de pesquisas para Revisão Sistemática, Metanálises, Pesquisa para Medicina Baseada em Evidências e Bases de Dados especializadas da área Médica. Trabalhou na Universidade do Estado da Bahia e na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. Foi professora na Faculdade de Tecnologia e Ciências da cidade de Salvador, Bahia, no Curso de Medicina. É bibliotecária concursada do Instituto Gonçalo Moniz da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ na Bahia desde 2006, onde atua também em grupos de pesquisas e de revisões sistemáticas. Ministra como professora convidada no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, como Docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz, Rio de Janeiro e no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz, RJ.Faz parte do Grupo de Estudos de Informação e Avaliação em Ciência,Tecnologia e Saúde, do ICICT/Fiocruz, RJ.

Juan Ignacio Calcagno, Núcleo de Epidemiologia e Pesquisa da Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto

Graduado em medicina pela Universidade de Buenos Aires (2005), pós-graduado em revisões sistemáticas e meta-análises pelo Instituto de Efetividade Clínica e Sanitária e pela Rede Cochrane Iberoamericano de Buenos Aires (2007). Mestre em efetividade Clínica e sanitária, com orientação em pesquisa e gestão, pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Buenos Aires (2011). Atualmente coordena o Núcleo de Epidemiologia e Pesquisa da Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, na cidade de Salvador, Bahia. Também atua como médico do corpo clínico do Hospital Português da Bahia e como preceptor da Escola de Medicina da Universidade de Salvador, UNIFACS.

Cicera Henrique da Silva, Fundação Oswaldo Cruz

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UniRio, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica e doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Université d'Aix-Marseille III. Trabalhou como tecnologista na Divisão de Informação e Prospecção Tecnológica do Instituto Nacional de Tecnologia, atuando principalmente em informação tecnológica, inteligência competitiva e prospecção tecnológica. Foi professora do Curso de Especialização em Inteligência Competitiva, convênio INT/IBICT/UFRJ e consultora de órgãos governamentais. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Icict, onde ocupou, de 2009 a 2013, o cargo de chefe do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde, coordenou o Repositório Institucional da Fiocruz (Arca) até jan. 2014 e foi editora científica da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde - Reciis. No Icict, desde 2005, iniciou como docente e coordenadora-adjunta do curso de especialização lato sensu Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Integra os grupos de pesquisa Estudos de informação e avaliação em ciência e tecnologia e saúde e Patente, inovação e inteligência competitiva. Desde 2009, é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS.

Downloads

Publicado

2012-01-02

Edição

Seção

Artigos Científicos