Configurações do campo da Ciência da Informação

pluralismo epistemológico e descentração interdisciplinar

Autores

  • Daniel Cerqueira Silva Universidade Federal da Bahia
  • Jussara Borges de Lima Universidade Federal da Bahia
  • Edivanio Duarte de Souza Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-7461-828X

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Descentração Interdisciplinar, Pluralismo Epistemológico

Resumo

As configurações de um campo científico decorrem das condições de produção em que se inscreve e das práticas científicas nele desenvolvidas. No campo da Ciência da Informação, a epistemologia interdisciplinar se destaca, uma vez que se apresenta como um de seus principais fundamentos. Assim, busca-­‐se compreender os reflexos dessa prática científica na consolidação  do  seu  campo  disciplinar.  Para  tanto,  define-­‐se  como  referencial  teórico-­‐ metodológico a Análise do Discurso de Michel Pêcheux e como fonte material de análise 83 (oitenta e três) artigos publicados nos principais periódicos brasileiros, no período de 1990 a 2008.    Considera-­‐se    que    a    epistemologia    interdisciplinar    promove    o    pluralismo epistemológico e a descentração interdisciplinar, que resulta em flexibilidade e alargamento do campo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivanio Duarte de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Graduado em Direito pela Faculdade Estácio de Alagoas (2014) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (CBI/UFAL). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB), na linha de pesquisa "Ética, Gestão e Políticas de Informação", onde leciona/lecionou as disciplinas "Epistemologia da Ciência da Informação" e "Fundamentos Teóricos da Ciência da Informação". Conciliador da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Líder do Grupo de Pesquisa "Observatório de Estudos Interdisciplinares da Informação" registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Fundador e Editor do periódico científico qualis "Ciência da Informação em Revista". Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Atua nos campos de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Direito, com ênfase em Epistemologia Interdisciplinar, Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, Gestão da Informação e do Conhecimento, e Direitos Fundamentais, Informação e Cidadania.

Downloads

Publicado

2018-06-10

Como Citar

Silva, D. C., Lima, J. B. de, & Souza, E. D. de. (2018). Configurações do campo da Ciência da Informação: pluralismo epistemológico e descentração interdisciplinar. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 5(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/261

Edição

Seção

Artigos Científicos