Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil

estudo em periódicos e anais dos ENANCIB (2008-2009)

Autores

  • Maria Cludia Cabrini Grcio Universidade Estadual Paulista
  • Ely Francina Tannuri de Oliveira Universidade Estadual Paulista
  • Henriette Ferreira Gomes Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Mediação da informação, Circulação da informação, Apropriação da informação, Ciência da Informação, Brasil

Resumo

Estudo cientométrico sobre as tendências de pesquisa no Brasil acerca da mediação, circulação e apropriação da informação, a partir de amostra constituída pelas produções científicas de 2008 e 2009 constantes dos anais do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib) e de cinco dos mais importantes periódicos científicos brasileiros do campo da Ciência da Informação (CI): Ciência da Informação; Perspectivas em Ciência da Informação; Informação & Sociedade: Estudos; Datagramazero e Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação (2008-2010). Os resultados indicam crescimento do número de pesquisas sobre mediação humana, cultural e tecnológica;
geração, produção, comunicação e apropriação da informação; busca, acesso e uso da informação; linguagens, produção simbólica e memória; leitura; necessidades e comportamento informacional, competência em informação; redes e fluxos de informação e inclusão digital. Identificam-se, ainda, zonas de interseção entre alguns temas de pesquisa abordados no Grupo de Trabalho 3 (GT3) e em outros GT da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia (Ancib), o que sugere a importância de uma avaliação do escopo temático dos GT, contribuindo para o dimensionamento epistemológico da CI no Brasil.

Biografia do Autor

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia

Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice-Diretora do ICI/UFBA. Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) - Biênio 2016-2018. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (GEPEMCI). Possui Doutorado (2006) e Mestrado (2000) em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1980) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Mediação da Informação, relações entre Informação, Comunicação e Educação; Fundamentos históricos e epistemológicos em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Organização da Informação; Documentação científica e Metodologia da Pesquisa Científica.

Downloads

Publicado

2010-01-04

Edição

Seção

Artigos Científicos