Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil
estudo em periódicos e anais dos ENANCIB (2008-2009)
Palavras-chave:
Mediação da informação, Circulação da informação, Apropriação da informação, Ciência da Informação, BrasilResumo
Estudo cientométrico sobre as tendências de pesquisa no Brasil acerca da mediação, circulação e apropriação da informação, a partir de amostra constituÃda pelas produções cientÃficas de 2008 e 2009 constantes dos anais do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib) e de cinco dos mais importantes periódicos cientÃficos brasileiros do campo da Ciência da Informação (CI): Ciência da Informação; Perspectivas em Ciência da Informação; Informação & Sociedade: Estudos; Datagramazero e Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação (2008-2010). Os resultados indicam crescimento do número de pesquisas sobre mediação humana, cultural e tecnológica;
geração, produção, comunicação e apropriação da informação; busca, acesso e uso da informação; linguagens, produção simbólica e memória; leitura; necessidades e comportamento informacional, competência em informação; redes e fluxos de informação e inclusão digital. Identificam-se, ainda, zonas de interseção entre alguns temas de pesquisa abordados no Grupo de Trabalho 3 (GT3) e em outros GT da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia (Ancib), o que sugere a importância de uma avaliação do escopo temático dos GT, contribuindo para o dimensionamento epistemológico da CI no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a PolÃtica de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.