INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CAMPO DA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO BRASIL
em foco o ensino e a pesquisa
Palavras-chave:
Mediação da informação, Institucionalização da ciência, Institucionalização da mediação, Ensino em mediação, Pesquisa em mediação, Cartografia da mediaçãoResumo
A institucionalização de uma disciplina ou ciência pode se dar de muitas formas, sendo que o fundamental é que ela seja legitimada e aceita num campo científico ou área do conhecimento. O artigo tem como objetivo geral investigar e evidenciar a institucionalização da mediação no Brasil. Como objetivos específicos identifica o cenário do ensino da graduação e da pós-graduação e cartografa os grupos, áreas e linhas de pesquisa com ênfase em mediação. Apresenta uma pesquisa básica, com delineamento bibliográfico e documental. Dentre os resultados, destaca que a institucionalização da mediação da informação no Brasil é marcada por pioneirismo iniciado na implantação de uma disciplina no projeto pedagógico do Curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina em 1997. Ressalta que os Grupos de Pesquisa, com ênfase em mediação, da região Nordeste e Sudeste do País configuram-se em maior quantidade quando comparado aos situados nas demais regiões. Considera que o cenário atual de formação em mediação se faz presente todas as regiões do País, seja na graduação ou na pós-graduação stricto sensu, a partir das disciplinas, grupos, áreas e linhas de pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.